segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

1ª Parada: Paris !

Olá pessoas!
Vim contar como foi nossa 1ª viagem à Europa,mais precisamente a França e Inglaterra.
Vou dividir em algumas(não faco idéias de quantas ) partes pois fomos a três destinos diferentes durante a mesma viagem sendo que retornamos a Paris nos últimos três dias.

Paris era sonho antigo de todos nós mas principalmente de nossa filha que está com 18 anos e deslumbrava com a ideia de conhecer Paris desde pequenina. Não sei bem ao certo de onde vem essa paixão dela,quem sabe de alguma vivência passada,talvez.

O período:
Escolhemos ir no inverno para fugir do nosso frio glacial e para coincidir com o réveillon já que sempre passamos meio que mais ou menos sem grandes comemorações .

Outro ponto foi não passar calorão e filas ainda maiores para visitar museus e pontos turísticos nas férias de julho ou agosto quando o fluxo de turistas só aumenta.

Partida:
Saímos de Montreal no dia 26 de dezembro a tarde após passarmos o Natal entre amigos muito queridos em nossa casa.
Tivemos uma emergência  super desagradável na madrugada do dia 25 e tivemos junto com nossos convidados,que limpar um vazamento de óleo do tanque do aquecimento no nosso basement. Foi duro,corrido e custou caro para ser resolvido. Quase adiamos nossa tão sonhada viagem.
Entramos em contato com a cia de passagens onde compramos os bilhetes mas a multa seria tão cara qto as passagens e decidimos ir assim mesmo.
Se não fosse o apoio desses amigos não teria sido possível seguir adiante com nossos planos.

Voltando ao nosso vôo,ele foi direto pela Air France (compramos financiado pelo cartão da Sears assim como todos os eletros de nossa casa) foi tranquilo e chegamos dia seguinte bem cedinho ao aeroporto CDG com nossas três malinhas de cabine e uma mala grande.

No aeroporto fomos direto ao guichê de vendas de bilhetes de trem/metrô que havia checado com antecedência pela net a localização desse guichê e custos dos bilhetes como também o custo do trajeto de táxi para decidir como faríamos ao chegar lá sem ficarmos muito perdidos nem pagarmos mais do que podíamos e seguimos para a estação que fica dentro do próprio aeroporto. Tudo fácil de chegar!

Aconselho a ir com o mínimo de malas, de preferência uma para cada pessoa.

O trem:
Chegou logo e tem muita sinalização para se chegar ao local certo que a moça do guichê explicou antes e nos deu um mapa para ajudar na orientação até nosso destino.
Achamos confortável,padrão normal sem luxo e tem um local onde pode guardar sua mala vc mesmo dentro de cada vagão. Nem guardamos as nossas.
Fomos de trem até a estação onde trocamos para o metrô.

O metrô:
Esse já era bem antigo,confortável também e limpo. As portas são abertas manualmente com uma tranca que qse parece uma manivela. Vc mesmo abre ou não sai.
Esse estava mais cheio do que o trem.

Seguimos um bom trecho de metrô até chegarmos na estação onde trocamos de direção/metrô.

Já na estação reparamos que apesar de não vermos lixo pelo chão, sentimos o odor bem forte de urina pelos corredores que tivemos que passar.

Nesses corredores tem também alguns lances de escada e o fato de termos a tal mala grande além das três de cabine nos incomodou bastante por conta do peso para subir.
Então nos revezamos a cada lance de escadas.

Chegando a nossa estação destino, seguimos caminhando pelas ruas com nossas malas tranquilamente apreciando o comércio,arquitetura e observando a forma das pessoas se vestirem no inverno deles tão mais agradável do que o nosso.

Muito incrível foi virar a cabeça para a direita e ao fim de cada ruazinha avistar a magnífica Torre Eiffel. Imediatamente entendemos pq ela se tornou o ícone que é. Lindíssima e imponente de todos os ângulos que é vista!

O hotel:
Escolhemos ficar em aparts para termos o conforto de uma cozinha e com isso podermos gastar muito menos com alimentação e mantermos a qualidade do que comemos.
Optei por reservar o Adágio, da rede Accor pois os achei bem localizados e bonitos por dentro. Também por ter o quarto separado da sala e nos dar um pouco de privacidade.
Como nossa viagem teria duas hospedagens em Paris, o 1º escolhi bem pertinho da Torre e o 2º perto de outro local que queríamos ir e do outro lado da cidade para termos uma idéia mais ampla de Paris.

1ª etapa no 1º aparthotel :
 Deixamos nossas malas no apart, no guarda malas que eles oferecem gratuitamente onde vc escolhe uma senha para recupera-las depois e fomos dar umas voltas ao redor enquanto não chegava a hora de ocuparmos nosso apartamento. Super valeu a pena mesmo sendo numa area mais cara pela curta distancia da Torre que fomos caminhando três vezes e com isso não tivemos despesas de locomoção.

Como chegamos cedo, teríamos ainda umas três horinhas livres.
Decidimos então ir a algum mercado e comer alguma coisa pela rua mesmo.
Caminhada gostosa,tudo novo,diferente,muito comércio em meio aos prédios residenciais,do jeito que gostamos e fomos acostumados no Brasil. Para quem não sabe, crescemos em Copacabana.
Vi semelhança de algumas ruas do bairro do Flamengo,pelo menos das lembranças que guardo de lá.
Adoramos tudo que vimos ao redor do apart.
No caminho entrávamos nas farmácias,nos mercadinhos,padarias... Olhávamos os preços,procurávamos nos localizar e identificar os produtos e alimentos que usamos aqui em Montreal.
 Percebemos que os preços mesmo em euros na maioria das vezes ainda eram melhores do que os que pagamos aqui.
Entramos num local que vendia frango assado e linguiças de vários tipos,tudo já prontinho, e tinham batatas assadas também.
Escolhemos um pouco de frango para nosso jantar e umas linguiças para por no pão e comermos pelo caminho mesmo.
Em frente tinha uma padaria e nela compramos nossa 1ª baguete francesa (legítima).

Pedimos para a moça cortar e preparamos nossos sanduíches de linguiça. Delicioso!!

Dalí fomos ao mercadinho onde vimos ter bastante variedades de queijos e abastecemos para esses primeiros 5 dias de viagem.

Bom,vou parando por aqui e na próxima continuo contando como foi nossas idas a Torre e ao Louvre.

Espero que estejam curtindo e continuem viajando um pouquinho aqui junto com a gente ;)

Voltarei também para acrescentar as informações referentes aos gastos até nossa chegada ao apart com alimentação e transporte público.